Como havia prometido, vamos falar sobre a síndrome fúngica na visão da Medicina Chinesa!
As infecções fúngicas são, normalmente, causadas por umidade, que pode estar combinada com frio ou calor. Essas infecções costumam decorrer da deficiência do Qi do Baço (Qi=energia, não esqueçam).
Quando o sistema do Baço está enfraquecido, acumula-se umidade no Aquecedor Inferior (chamamos de Aquecedor Inferior: Fígado, Rim, Intestinos e Bexiga) e desenvolve o ambiente ideal para o crescimento da levedura, e também nos genitais!
Mas você deve estar se perguntando o que tem tudo isso a ver com a candidíase, depressão, ansiedade, dores de cabeça e todos os outros sintomas que já mencionei no post anterior.
Vou fazer uma breve descrição:
A função mais importante do Baço é a de transporte e transformação do alimento e fluidos corporais. Quando falamos de ansiedade, preocupação, depressão, pensamentos repetitivos, refere-se ao hábito de pensar muito, perder-se em pensamentos, pensar no passado e, em casos extremos, ter pensamentos obsessivos, tudo isso provoca a estagnação (como se fosse uma paralização, não se move) do Qi, é essa estagnação afeta principalmente o Baço, que também vai interferir no processo digestivo, havendo sintomas como distensão abdominal e dor, por exemplo.
O Baço também controla os músculos, sendo responsável pelo transporte do Qi do alimento para os músculos de todo o corpo. Uma desarmonia desse sistema, frequentemente causa muito cansaço, vontade de se deitar, fraqueza dos membros.
A umidade exterior também pode invadir o corpo de diferentes maneiras:
* morar em área úmida ou em casa com umidade; * usar roupas molhadas depois de nadar ou praticar atividades físicas (devem ser trocas o quanto antes); * as mulheres são particularmente propensas à umidade exterior, especialmente durante a cada menstruação e após o parto (higiene íntima é fundamental).
Outro fator importante é a dieta!!!!! E não é regime não! É a qualidade da alimentação.
O Baço prefere alimentos mornos e secos e entende-se por isso a energia do alimento, e não somente a temperatura em si.
Exemplos: aipo, alcaparra, alecrim, alho, alho poró, anchova, camarão, carne de frango, carneiro, casca seca de laranja e tangerina, cebola e cebolinha, cereja, leite de coco, coentro, cominho, cravo, damasco, erva doce, gengibre, ginseng, goiaba, leite vegetal, louro, manjericão, mexilhão, morango, mostarda, noz, noz moscada, pêssego, salsa, tâmara, e vinagre.
Esses são exemplos, não esqueça de que manter uma dieta equilibrada (passar por um nutricionista é uma boa dica hein ), associada a exercícios físicos, consulta e exames médicos em dia, são importantíssimos para uma vida saudável!
E claro, associado a tudo isso, uma boa sessão de acupuntura vai dar aquele empurrãozão para deixar você livre da síndrome fúngica, porque através da seleção de pontos de acupuntura, ervas, fitoterápicos, conseguimos mover estagnação, resolver a umidade, fortalecer a imunidade e manter o organismo em equilíbrio
Compartilhe essa informação! Curta, comente!!!
Imagem: pinterest
Comentarios