A moxa feita nessa linha da coluna (chamada de Vaso Governador) pode ser denominada moxadragão ou moxaserpente. Esse meridiano possui 28 pontos distribuídos ao longo da coluna com energia ascendente, ou seja, inicia-se na ponta do cóccix, ascende sobre a coluna vertebral, percorre o crânio, atinge a face e desce por entre os olhos, até o sulco nasolabial, terminando na gengiva.
Durante seu trajeto penetra no cérebro e nos rins, daí sua estreita relação com o sistema nervoso central, o psiquismo e com alterações genito-urinárias.
O calor da moxabustão é extremamente penetrante, tornando-se eficaz quando há menos circulação, condições frias e úmidas, além da deficiência do Yang.
Esta técnica é indicada para problemas que envolvem:
✨deficiência da energia vital (chamada de Jing dos rins): infertilidade, dor e fraqueza da região lombar e joelhos, tonturas, zumbido nos ouvidos, problemas de audição, boca e garganta seca, sensação de calor nas palmas das mãos, sola dos pés e peito, sudorese espontânea, constipação e emissão seminal.
✨deficiência da energia Yang (energia que está envolvida com disposição, alegria, movimento...): dor epigástrica abdominal intensa e aguda com início súbito, que piora com o frio e melhora com a aplicação de calor; arrepios, falta de apetite e de sede, extremidades frias, ausência de sede, desejo de aplicar calor na zona do estômago, fadiga, diarreia.
📝 um estudo recente que teve como objetivo comparar o efeito terapêutico clínico da moxabustão de cobra longa ou dragão e a moxabustão indireta com pedaço gengibre nos pontos ashi (pontos de dor) para tratamento da dor lombar inespecífica (PNL) com os sintomas de Frio e Umidade.
🔖 Foram selecionados 120 pacientes randomizados divididos igualmente em um grupo de moxabustão de cobra longa ou dragão aplicada de Dazhui (DM14) ao Yaoshu (DM2), um grupo de moxa indireta com pedaço de gengibre aplicada no ponto ashi da área afetada e outro grupo de espera para tratamento.
‼️ Nenhuma intervenção foi adotada no grupo de espera pelo tratamento e, após avaliação, a moxabustão de cobra longa foi aplicada. Antes e depois do tratamento, foram utilizadas as pontuações da escala visual analógica (EVA) no repouso e atividade, a pontuação do índice de deficiência de Oswestry (IDO) e a pontuação dos sintomas de Frio e Umidade nos 3 grupos.
👉🏽 A moxabustão de cobra longa se mostrou efetivamente melhor no tratamento da dor, da disfunção e dos sintomas de Frio e Umidade em pacientes com dor lombar inespecífica, e a melhora se mostrou superior à moxabustão indireta com pedaço de gengibre no ponto ashi.
⚠️ Lembrando que SEMPRE se faz necessária uma avaliação criteriosa antes de qualquer tratamento.
Fonte da pesquisa: Prof. Henrique Affonso (@henrique__affonso)
#acupuntura #moxa #moxabustao #moxaterapia #moxadragao #moxaserpente #terapiacomplementar #biomedicina #medicinachinesa #medicinaintegrativa #saudeintegral #saudeintegrativa #pics
Commentaires