HERPES-ZÓSTER na visão da Medicina Chinesa
- reginacypriano
- 27 de nov. de 2020
- 3 min de leitura

O Herpes-Zóster é uma doença infecciosa causada pela reativação do vírus Varicela-Zóster, o qual é um vírus causador da Va
ricela, mais conhecida no Brasil por Catapora. Esse vírus ficará
no sistema nervoso de forma latente após uma infecção primária, por toda a vida do indivíduo. Essa reativação está correlacionada à alteração do sistema imunológico por doença ou por imunossenescência, que é a deterioração natural do sistema imunológico pelo envelhecimento, ocorrendo principalmente após os 55 anos de idade. Os sinais e sintomas do Herpes-Zóster são quase sempre típicos. Os mais referidos são dores nevrálgicas, parestesia, ardor e prurido locais, lesões cutâneas, podem vir acompanhados de febre, cefaléia e mal-estar. As erupções cutâneas seguem um trajeto de nervo de forma unilateral, raramente ultrapassando a linha mediana. Surgem de forma gradual, levando alguns dias para se estabelecerem. As dores são os sintomas que mais incomodam o paciente, tanto a dor aguda associada ao Herpes-Zóster, como a neuralgia pós-herpética, que é a dor que persiste e podem permanecer anos após a reativação do vírus. O diagnóstico é feito de forma clínica, sem necessidade de exames complementares. O tratamento inicial é dado com fármacos antivirais que aceleram a cura das erupções, reduzem a intensidade e duração da dor e previnem a neuralgia pós-herpética.
Segundo Portella, AVT e colaboradores, o Hérpes-Zóster pode ser tratado de diversas formas feitas através de antidepressivos tricíclicos, anticonvulsivantes, opióides, Capsaicina, Lidocaína, Bloqueios neurais, Estimulação medular, Excisão cirúrgica e ACUPUNTURA. “Sendo a Acupuntura uma terapia que tem sido considerada eficaz para controle da dor.”
Acupuntura é uma técnica de intervenção terapêutica da Medicina Tradicional Chinesa, que se fundamenta na energia sobre a matéria, do doente sobre a doença, nas características das pessoas e determinados padrões físicos, estruturais, psicológicos e comportamentais. (Cintra, Figueiredo, 2010).
Na Medicina Tradicional Chinesa, a Herpes-Zoster pode estar relacionada ao acometimento da camada do Xue (Sangue) pelo calor, e a compressão deste calor no tecido conjuntivo. Também se deve a infiltração de Xie Qi (Energia tóxica) no revestimento cutâneo, devido à fraqueza da Wei Qi (Energia Defensiva).
Emoções reprimidas (raiva, revolta, mágoa, ressentimento) e a agressão do organismo pelo vento–calor, são fatores que ocasionam a plenitude do Gan-Yang (Fígado – Yang) e o Gan-Re (Fígado-Calor), provocando desarmonia nas suas funções energéticas. O Gan-Re (Fígado-Calor) pode agredir o PI (Baço-Pâncreas) gerando como consequência a umidade-calor e, ao mesmo tempo, agredir também o Fei (Pulmão). O Gan–Re (Fígado–Calor) e a umidade–calor pela via do Shao Yang {Dan (Vesícula Biliar)} dirige-se para parte externa do corpo (pele), onde pode se manifestar ao nível dos nervos sensitivos periféricos, produzindo um processo inflamatório intenso.
Em um estudo de caso, (link abaixo), percebe-se a evolução de uma paciente, de 50 anos, através do método de Acupuntura Sistêmica. Desde a sua manifestação até o começo do tratamento, paciente havia obtido uma melhora em relação às ferroadas por conta dos medicamentos que tomava porem, todos os outros sintomas melhoraram significativamente após as sessões de Acupuntura. Apenas tendo uma regressão em duas sessões, sendo uma delas por conta de nervoso, que na Medicina Chinesa isso seria um forte motivo para desequilíbrio energético. A importância da Acupuntura neste caso, é que as lesões causadas pelo Herpes-Zóster podem durar meses, até anos para sumirem, também pode deixar sequelas na área atingida, e através deste tratamento, pode-se reduzir todos os sintomas antes sentidos evitando essas sequelas. Com isso pode-se concluir que a Acupuntura Sistêmica foi eficaz para esta paciente, reduzindo seus sinais e sintomas e evitando possíveis sequelas.
Acrescentar ao tratamento Dietoterapia, Fitoterapia, Moxabustão, Eletroacupuntura, Auriculoterapia, para resultado mais eficaz, de acordo com a avaliação individual.
Fale comigo: @reginacypriano | Linktree
REFERÊNCIAS:
Comentarios