Uma breve homenagem aos colegas biomédicos
O sangue e sua deficiência são tratados com base na Medicina Tradicional Chinesa e medicina tradicional, abordando desde a produção sanguínea, anatomia, localização e fisiopatologia, correlacionadas com a teoria do Zang Fu, teoria dos Cinco Elementos e teoria do Yin e Yang.
Anemia é um estado de doença do organismo humano em consequência a algum distúrbio que prejudique a eritropoiese (processo de produção das células vermelhas do sangue), seja por aumento da perda de hemácias, diminuição de produção, aumento de destruição ou aumento da demanda das mesmas, sendo relacionada com a incapacidade de entrega de oxigênio aos tecidos.
Basicamente, assim como na medicina ocidental, o rim apresenta grande importância na produção de sangue na medicina oriental, exercendo um efeito regulador e armazenando a essência (Jing), o Qi necessário para a eritropoiese ocidental. Porém, o Xue (sangue), pode ser acometido por quatro patologias que o tornariam deficiente. Estas podem surgir devido a insuficiente produção de Xue, e ocorre geralmente quando há uma deficiência do Qi do baço; quando há excesso de calor no Xue em decorrência do calor do Fígado; falha na movimentação do Xue devido a presença de calor ou frio no Fígado, que gera uma estagnação no Qi do órgão; e perda de Xue devido a uma deficiência de Qi e Yin.
Portanto, podemos pensar nos pontos BA6 (ponto de tonificação do Baço, Rim e Fígado), VC4 (tonificação do Qi), E36 (ponto geral de tonificação e homeostático), VC12 (ponto de alarme do Estômago e influência dos órgãos Yang), BA10 (ponto de tonificação de Xue).
Os pontos B17, B18, B23, VB39, também são importantes no tratamento de anemias, pois eles são responsáveis por harmonizar e tonificar a energia do Fígado, Rins, Cérebro, e Medula Óssea, além de serem pontos influentes no tratamento de hemorragia crônica e anemia.
Obs.:
O objetivo desse post é apenas demonstrar que é possível tratar a anemia com acupuntura.
Essa é apenas uma sugestão de protocolo, não substitui avaliação personalizada e não substitui tratamento médico.
Comments