Acupuntura no esporte
- reginacypriano
- 16 de dez. de 2020
- 1 min de leitura
Muitos atletas profissionais e amadores passam por grandes desafios, sejam eles provas com distâncias mais longas ou melhora no tempo das provas. E o que acarreta tudo isso? Aumento do volume e/ou da intensidade dos treinamentos e como conseqüência o surgimento das dores músculo-esqueléticas e da fadiga muscular.
A acupuntura é um dos métodos que vem ganhando destaque para minimizar dores, fadiga muscular, tratar lesões dos mais variados tipos, aumentar a resistência muscular e performance geral do atleta.
As lesões esportivas (gesto mecânico - repetição gerando sobrecarga) são extremamente frequentes e são o principal motivo de afastamento. O grande problema disso tudo é a DOR.
A DOR gera incapacidade física e até distúrbios emocionais.
Existem muitos estudam sobre a prática da acupuntura no tratamento de lesões. Algumas pesquisas em ratos sugerem:
• aumentar o diâmetro e a reorganização das fibrilas de colágeno durante as primeiras três semanas após a transecção de tendões de ratos supostamente saudáveis;
• aumento da celularidade, expressão de fatores de crescimento de fibroblastos e fator transformador de crescimento beta;
• além de aumento da resistência à tração de tendões rompidos de ratos (iatrogenicamente) expostos à eletroacupuntura em relação aos grupos controles.
Esses estudos sugerem que a acupuntura pode promover a função celular e melhorar o reparo dos tecidos moles após lesões.
Outros estudos ainda têm demonstrado que a acupuntura libera endorfinas analgésicas, a serotonina, que está associada a uma sensação de bem-estar, além do cortisol, que tem propriedades antiinflamatórias.
A acupuntura é uma ótima opção para atletas, já que não causa dopping e não tem os efeitos colaterais como os medicamentos.
#acupuntura #acupunturanoesporte #acupunturadesportiva #atletaprofissional #atletaamador #medicinachinesa #ciencia #biomedicina #dopping #estudoscientificos #pesquisaclinica
Comments